Padre Jaime Pereira: Não deixe que nada de fora estrague a felicidade que existe dentro de você.

Padre Jaime

“Não deixe que nada de fora estrague a felicidade que existe dentro de você”

Essa frase acima citada me valeu muito numa das minhas andanças quando pároco no interior.

Cheguei à tarde ao trapiche e não encontrei lá a canoa que me levaria para o outro lado do rio. O canoeiro se atrapalhou e havia me esperado pela manhã. À tarde, já não estava mais lá.

Não foi fácil arranjar outra canoa.

Tendo atravessado o rio, depois de caminhar pelo meio da mata, chegamos à capela para missa esperada. Antes devia confessar um bom número de pessoas, o que iria atrasar a missa. Foi o que aconteceu, mas o povo foi atendido.

O ambiente da sacristia estava abafado. Tentei abrir a janela, mas o ferrolho estava emperrado. Fiz força e ele soltou-se e machucou a minha unha. A dor foi horrível.

A missa foi celebrada sem atropelos e a chuva desabou pesadamente. Tivemos que aguardar muito tempo até que ela passasse totalmente. Até aí o otimismo que deveria acompanhar o meu dia não tinha sido ainda abalado. Eu estava atento, me policiando.

O próximo passo seria enfrentar o aguaceiro, a lama e percorrer o caminho na mata, em fila indiana, sapatos na mão, calça enrolada numa escuridão de breu.

Não enxergava um palmo diante do nariz e o medo era grande, porque não sabíamos onde estávamos pisando.

A essa altura nada de fora conseguira me desestruturar por dentro. Eu estava tranquilo, apesar de tudo.

Prosseguimos a caminhada. Transposto o rio, pegamos o caminho de volta para casa.

Cheguei tarde da noite, cansado, mas feliz pelo dever cumprido.

Aquela frase do início do artigo, escrita não sei por quem, e que ficou martelando o tempo todo na minha lembrança, serviu muito nesse episódio atribulado da minha vida de padre do interior. De fato, nós temos dentro de nós uma força extraordinária que faz com que mantenhamos a serenidade, mesmo nos momentos mais difíceis, sem cairmos no desespero ou no desânimo. Neste campo considero-me ainda um aprendiz. Essa força extraordinária, uma vez acionada, é capaz de operar maravilhas. Essa força chama-se DEUS-AMOR.

 

Pe. Jaime Pereira

Diretor Espiritual do Seminário São Pio X